sábado, 22 de outubro de 2011

Aprendendo a ser paciente

A paciência é uma das maiores virtudes da vida, e também uma das mais difíceis de se cultivar. Quando desejamos algo, é natural que nossa ansiedade nos faça querê-lo imediatamente.

E, quando se trata da busca espiritual, não é diferente. Muitas pessoas se impacientam porque, ao praticar a meditação algumas vezes, nada de extraordinário lhes acontece.

O problema é que a ansiedade e a busca por resultados é o principal entrave para que possamos entrar em contato com nossa natureza divina. Ela habita um espaço de paz e serenidade absolutas, onde a impaciência jamais encontra lugar.

Desenvolver um estado de relaxamento, onde a paciência e a perseverança na busca do equilíbrio interior, sejam uma atitude permanente, não é nada fácil, quando ainda vivemos totalmente dominados pelo ego.

É ele quem nos leva a traçar metas e ambicionar por resultados, mesmo na busca por elevação espiritual. Enquanto não nos desvencilhamos deste condicionamento, é impossível encontrar o que buscamos.

O passo essencial é entregar-se ao processo em total confiança, mantendo-se totalmente receptivo ao que a existência quiser nos oferecer, mas sem criar expectativas antecipadas.

Observar a mente, e as suas tentativas de nos fazer desistir, é algo muito útil, pois a partir deste exercício começamos finalmente a nos libertar da escravidão em que ela nos coloca.

"O caminho do Tao não é o da iluminação repentina... Tao é crescimento gradual.
O Tao não acredita em mudanças repentinas e abruptas. O Tao acredita em respeitar o ritmo da existência, permitindo que as coisas aconteçam por elas mesmas, sem forçar o seu caminho, sem forçar o curso do rio.

O Tao diz: não há necessidade de estar com pressa porque a eternidade está disponível para você. Plante as sementes no tempo certo e espere; a primavera virá; ela sempre vem. E quando a primavera vier, as flores aparecerão. Mas espere, não tenha pressa.

... Existe grande paciência na natureza e o Tao acredita no caminho da natureza. 'Tao' significa exatamente natureza. Assim o Tao nunca está com pressa; isto tem que ser entendido.

O ensinamento fundamental do Tao é: aprenda a ser paciente. Se você puder esperar infinitamente, a iluminação pode mesmo acontecer instantaneamente. Mas você não deve pedir para que ela aconteça instantaneamente: se você pedir, pode ser que nunca aconteça.

O seu próprio pedido se tornará um obstáculo. O seu próprio desejo criará uma distância entre você e a natureza. Permaneça em sintonia com a natureza, deixe que a natureza tenha o seu próprio curso... Mesmo que ela demore séculos para chegar, ainda assim ela não está atrasada; ela nunca está atrasada. Ela sempre chega no momento certo.

O Tao acredita que tudo acontece quando é necessário; quando o discípulo está pronto, o Mestre aparece. Quando o discípulo está finalmente pronto, Deus aparece. O seu valor, o seu vazio, a sua receptividade, a sua passividade tornam isto possível; não a sua pressa, não a sua correria, não a sua atitude agressiva. Lembre-se: a verdade não pode ser conquistada. É preciso entregar-se à verdade, é preciso ser conquistado pela verdade.

Mas toda a nossa educação, em todos os países, ao longo dos séculos tem sido de agressividade e de ambição. Nós tornamos as pessoas muito rápidas. Nós as tornamos muito medrosas. Nós lhe dizemos: 'tempo é dinheiro e é muito precioso. Se o tempo for perdido uma vez, ele ficará perdido para sempre, por isso corra; tenha pressa'. Isto tem levado as pessoas à loucura. Elas correm de um ponto a outro; elas nunca curtem lugar algum.... E elas pensam que estão indo a algum outro lugar...

O Tao é o caminho da natureza, do jeito que as árvores crescem e os rios correm e os pássaros e as crianças... exatamente do mesmo jeito crescemos para Deus.
Não tenha pressa e não se desespere. Se você fracassar hoje, não perca as esperanças. Se você fracassar hoje, isto é natural. Se você continuar fracassando por alguns dias, isto é natural.

As pessoas têm tanto medo de fracassar que, devido a este medo, nunca arriscam fazer tentativas. Existem muitas pessoas que nunca se apaixonaram porque elas têm medo. Quem sabe? Elas podem ser rejeitadas, por isso elas decidiram permanecer sem amar, assim ninguém jamais as rejeitará.

As pessoas têm tanto medo de fracassar que elas nunca tentam qualquer coisa nova. Quem sabe? Se elas fracassarem, o que poderá ocorrer? E naturalmente, para se movimentar no mundo interior, você terá que fracassar muitas vezes, porque você nunca se movimentou ali antes.

Toda a sua habilidade e eficiência têm sido nos movimentos externos, na extroversão. Você não sabe como se movimentar internamente. As pessoas escutam as palavras 'movimente-se internamente, vá para dentro', mas isso não faz muito sentido para elas.

Tudo o que elas sabem é como ir para fora, é como ir para o outro. Elas não conhecem qualquer caminho de volta para si mesmas. Por causa dos seus velhos hábitos, é muito provável que você fracasse muitas vezes. Não perca as esperanças.

A maturidade chega vagarosamente. É certo que ela chega, mas isto leva um tempo. E lembre-se: para cada pessoa ela chegará num ritmo diferente, por isso não compare, não comece a pensar: 'alguém está se tornando tão silencioso, e tão feliz, e eu ainda não alcancei isto. O que está acontecendo comigo'?

Não se compare com quem quer que seja, porque cada um viveu de uma maneira diferente em suas vidas passadas. Mesmo nesta vida, as pessoas têm vivido diferentemente.

Assim, tudo depende de suas habilidades, de sua mente, de seu condicionamento, de sua educação, da religião na qual você foi criado, dos livros que tem lido, das pessoas com as quais tem vivido, da vibração que criou dentro de si mesmo.

Tudo dependerá de mil e uma coisas, mas é certo que ela chegará. Tudo que se precisa é paciência, trabalho silencioso, trabalho paciente e o centramento acontece e a maturidade chega.

Na verdade, a pessoa madura e a pessoa centrada são apenas dois aspectos de um mesmo fenômeno... Com a maturidade, o centramento surge. Maturidade e centramento são dois nomes para uma mesma coisa. Mas a primeira coisa a ser lembrada é que ela chega gradualmente. Não compare e não tenha pressa."
OSHO - The Secret of Secrets.

Há Momentos



Há momentos na vida em que sentimos tanto
a falta de alguém que o que mais queremos
é tirar esta pessoa de nossos sonhos
e abraçá-la.

Sonhe com aquilo que você quiser.
Seja o que você quer ser,
porque você possui apenas uma vida
e nela só se tem uma chance
de fazer aquilo que se quer.

Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.
Dificuldades para fazê-la forte.
Tristeza para fazê-la humana.
E esperança suficiente para fazê-la feliz.

As pessoas mais felizes
não têm as melhores coisas.
Elas sabem fazer o melhor
das oportunidades que aparecem
em seus caminhos.

A felicidade aparece para aqueles que choram.
Para aqueles que se machucam.
Para aqueles que buscam e tentam sempre.
E para aqueles que reconhecem
a importância das pessoas que passam por suas vidas.

O futuro mais brilhante
é baseado num passado intensamente vivido.
Você só terá sucesso na vida
quando perdoar os erros
e as decepções do passado.

A vida é curta, mas as emoções que podemos deixar
duram uma eternidade.
A vida não é de se brincar
porque um belo dia se morre.
Clarice Lispector

Sinto falta…

Não sei explicar ao certo aquilo que de que sinto falta…
Mas sinto muita falta…
Talvez de amor e carinho…
Tenho a certeza que sim…
Sinto falta de um abraço forte e protector, ao mesmo tempo que meigo e sincero…
Sinto falta de um beijo ternamente dado e sentido…
Sinto falta de um voz doce a tranquilizar-me quando preciso…
Sinto falta de alguém que me mime ao mesmo tempo que me proteja…
Sinto falta de um mimo mais intenso e intimo…
Sinto falta de ter alguém ao meu lado a lutar comigo, a lutar pelos mesmos objectivos que eu ou, simplesmente, a apoiar-me pelos meus objectivos…
Sinto falta de alguém que me ame, que me dê o seu amor…
Sinto falta de amar alguém que possa ter ao meu lado…
Sinto falta de alguém que me seque as lágrimas e me diga que está tudo bem…
Sinto falta de alguém que festeje comigo os bons momentos e que me levante a cabeça no maus…
Sinto falta de alguém que me abrace com força depois de uma conquista…
Sinto falta de palavras bonitas e doces vindas de uma boca especial que depois possa beijar para agradecer…
Sinto falta de um beijo de bom dia depois de uma longa noite de amor…
Sinto falta de alguém que me abrace com toda a força depois de um momento de paixão…
Sinto falta de alguém que me aconchegue e aqueça durante as noite frias e de tempestade…
Sinto falta de alguém que partilhe a sua vida comigo…
Sinto falta de alguém que me complete…
Sinto falta de mim mesma…
Sinto falta que alguém me ensine o que é realmente amar…
Sinto falta que alguém sinta que eu sou especial e que sou um pouco dessa pessoa…
Sinto falta de alguém a quem possa dar todos os meus miminhos…
Sinto falta de alguém que me trate como uma bebe que ainda sou…
Sinto falta de alguém que me diga que me ama…
Sinto falta de alguém que me entenda…
Sinto falta de alguém com quem possa desabafar de uma força especial todos os meus problemas e angustias…
Sinto falta de um ombro amigo ao mesmo tempo que amado…
Sinto falta de alguém com quem dividir a minhas felicidade e a minha tristeza…
Sinto falta de alguém real…
Sinto falta de um momento especial…
Sinto falta de uma declaração de amor, simples, mas bonita…
Sinto falta de uma carícia mais intensa e uma beijo mais atrevido…
Sinto falta de percorrer caminhos desconhecidos, com alguém especial como guia…
Sinto falta de alguém que não me julgue…
Sinto falta de alguém que perceba a minha forma sensível de ser…
Sinto falta de alguém que, comigo, olhe as estrelas depois de um momento especial…
Sinto falta de alguém que me ame e que eu ame ao mesmo tempo…
Sinto falta uma lufada de ar fresco na minha vida…
Sinto falta de um momento bom…
Sinto falta de um vitoria…
Sinto falta de uma conquista…
Sinto falta de um basta…
Sinto falta de alguém que me faça parar de lutar por algo que eu nunca vou ter…
Sinto falta de parar de sofrer por tantos motivos estúpidos e sem sentido…
Sinto falta um momento de felicidade e alegria na minha vida…
Sinto falta de alguém que me diga “és especial”…
Sinto falta de um sorriso meigo e sincero, um sorriso só para mim…
Sinto falta de palavras que me ajudem a levantar a cabeça e a ter garra para enfrentar o resto da batalha…
Sinto falta de alguém que me possa ajudar verdadeiramente…
Sinto falta um olhar doce, meigo e protector a olhar para mim, ao mesmo tempo que me sorri…
Sinto falta de divertimento…
Sinto falta aventuras…
Sinto falta momentos de loucura controlada…
Sinto falta de alguém com quem possa deitar cá para fora o meu lado mais atrevido…
Sinto falta de alguém que me diga e me faça lembrar que eu não estou sozinha…
Sinto falta de alguém que me diga que eu sou importante e que completo essa pessoa…
Sinto falta da outra metade de mim que me falta completar…
Sinto falta de alguém que não me faça sofrer…
Sinto falta de alguém que não me esta dor e magoa profunda que tanto me dói cá dentro e me custa suportar…
Sinto falta forças para matar este estado de espírito…
Sinto falta de sentir que não estou sozinha no mundo e que faço falta a alguém…
Sinto falta de estabilidade em todos os sentidos…
Sinto falta de alguém com quem possa partilhar a minha vida…
Sinto falta de uma cumplicidade que não sei explicar…
Sinto falta alguém que me diga que estou certa ou errada…
Sinto falta alguém que queira fazer parte dos meus planos e que também me coloque nos seus…
Sinto falta de alguém que me diga que me quer…
Sinto falta alguém que respeite aquilo que eu sinto…
Sinto falta alguém que me respeite…
Sinto falta de alguém que esteja sempre ao meu lado e que nada nem ninguém nos consiga separar…
Sinto falta de apoio…
Sinto falta de paz…
Sinto falta de alguém que me tire deste isolamento a que me acomodei…
Sinto falta de alguém que me faça perder o medo que tenho do mundo real…
Sinto falta de alguém que me faça perder o medo de voltar a amar…
Sinto falta de alguém que me faça perder todos os medos…
Sinto falta de alguém que seja só meu…
Sinto falta de agúem que me volte a ensinar o que é viver…
Sinto falta de alguém com quem possa estar sem medo algum…
Sinto falta de alguém que não me traia…
Sinto falta de lealdade…
Sinto falta pura diversão…
Sinto falta de alguém que me faça sentir especial e que eu possa fazer com que se sinta especial…
Sinto falta de alguém que me faça acreditar que ainda posso ser feliz…
Sinto falta de dar e receber atenção, uma atenção especial…
Sinto falta de alguém que eu apoie…
Sinto falta de alguém que me dê valor…
Sinto falta de alguém que me faça enterrar o passado de uma vez por todas…
Sinto falta de alguém que me faça esquecer todas aquelas pessoas que me fizeram mal e que ainda me fazem…
Sinto falta de alguém a quem possa dizer aquilo que sinto…
Sinto falta de alguém a quem possa dizer palavras bonitas…
Sinto falta de alguém que dê valor ao amor…
Sinto falta de me sentir realizada…
Sinto falta de alguém que possa beijar e abraçar…
Sinto falta de alguém que me faça sentir bem…
Sinto falta de alguém a quem possa dar todo o meu amor…
Sinto falta de alguém que eu possa fazer feliz…
Sinto falta de atrevimento…
Sinto falta de alguém com quem crie laços de amizade profunda e paixão intensa…
Sinto falta de alguém que saiba lidar com a minha sensibilidade…
Sinto falta de alguém que saiba tomar o controlo do meu barco quando eu não souber controla-lo sozinha…
Sinto falta de alguém suficiente maturo a meu lado, para cuidar de mim…
Sinto falta de tantas outras coisas que, por esta ou aquela razão ou motivo, não consigo passar para a escrita…
No fundo dos fundos…
Sinto falta de alguém…
Sinto falta de mim…
Sinto falta de nós…
Alguém que me ame e queira…
Alguém que eu ame e queira…
Alguém especial…
Sinto falta…
Sinto falta de ti…
Meu anjo vagabundo…
Perdido por este mundo…
Sinto falta de ti…
Anjo desconhecido…